domingo, 21 de fevereiro de 2010

MARINA

Acrílico sobre placa prensada
Como em muitas coisas de que gostamos, o fazer, leva-nos a fazer mais e no caso da pintura quanto mais fazemos mais tentamos melhorar. O tempo, ou melhor este tempo, convida-nos a momentos de "isolamento" e alguma reflexão e neste meu cantinho dos pincéis vou aperfeiçoando a técnica do acrílico. Hoje e bem de madrugada, com o sentir da chuva nas janelas, dei aso há imaginação e idealizei uma marina ao nascer do sol. Não é uma obra de arte nem pretendo que o seja, e, não é na tela mas o resultado final agradou-me, daí levar até vós, mais um quadro acabadinho de fazer. A minha Cusquinha, devido a tanto amanhecer, veio saber se estava tudo bem comigo e descansada dessa preocupação regressou ao mundo dos lençóis. Este quadro, dedico-o a todas vocês que tanto me têm estimulado a continuar. Bem hajam pela vossa atenção e desprendida amizade.




terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CABO ESPICHEL - SESIMBRA

Acrilico sobre tela (100x60cm)
Acabadinho de fazer
O Cabo Espichel está localizado em Portugal, a ocidente da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Na sua extremidade, vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros.
História - Há mais de 600 anos, em meados do século XIV, foi construída uma ermida para guardar uma imagem da Virgem, venerada há muito em cima do rochedo onde foi encontrado. À sua volta foram crescendo modestas casas para receber os peregrinos que aqui demandavam, dando mais tarde (1715) lugar à construção das hospedarias com sobrados e lojas, também conhecidas pelas casas dos círios. À Sra. do Cabo afluem vários e numerosos grupos de círios (grandes grupos de peregrinos). Foi ao designado Círio Saloio (peregrinos das redondezas da capital) que coube o incentivo da construção do santuário, conforme se pode ler numa lápide junto à porta da igreja: "Casas de N. Sra. de Cabo feitas por conta do Sírio dos Saloios no ano de 1757 p. acomodação dos mordomos que vierem dar bodo".
Lenda - No século XIII, o local foi muito popular junto dos peregrinos, depois de um homem ter tido uma visão de uma grande luz que brilhava sobre o Cabo. Lá chegado, teria visto Nossa Senhora subindo no dorso de uma mula pela rocha acima. As pegadas correspondem, na realidade, a vários trilhos fossilizados deixados por dinossauros do Jurássico.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

ALENTEJO

Acabadinho de fazer
Acrílico sobre tela

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Palhaço

 
Óleo sobre tela
Prenda para minha filha Helena, à data com 5 aninhos.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Rio Sado

Óleo sobre Tela
Colecção particular