terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Cabo Espichel está localizado em Portugal, a ocidente da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Na sua extremidade, vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros.
História - Há mais de 600 anos, em meados do século XIV, foi construída uma ermida para guardar uma imagem da Virgem, venerada há muito em cima do rochedo onde foi encontrado. À sua volta foram crescendo modestas casas para receber os peregrinos que aqui demandavam, dando mais tarde (1715) lugar à construção das hospedarias com sobrados e lojas, também conhecidas pelas casas dos círios. À Sra. do Cabo afluem vários e numerosos grupos de círios (grandes grupos de peregrinos). Foi ao designado Círio Saloio (peregrinos das redondezas da capital) que coube o incentivo da construção do santuário, conforme se pode ler numa lápide junto à porta da igreja: "Casas de N. Sra. de Cabo feitas por conta do Sírio dos Saloios no ano de 1757 p. acomodação dos mordomos que vierem dar bodo".
Lenda - No século XIII, o local foi muito popular junto dos peregrinos, depois de um homem ter tido uma visão de uma grande luz que brilhava sobre o Cabo. Lá chegado, teria visto Nossa Senhora subindo no dorso de uma mula pela rocha acima. As pegadas correspondem, na realidade, a vários trilhos fossilizados deixados por dinossauros do Jurássico.

4 comentários:

Mona Lisa disse...

Olá Diogo

Adorei a informação.

Gosto imenso de lendas. Não conhecia.

Obrigada pela partilha.

Bjs.

Maria Ribeiro disse...

LINDO, DIOGO! Como sempre ,provoca um tremendo visualismo o que me leva a pensar num quadro impressionista... Depois, há a ter em máxima consideração a história, o carácter etnográfico do post.
BEIJO DE
LUSIBERO

Graça Pereira disse...

E por aqui a pintura continua bela, de braço dado com lendas e dados explicativos...acho que a exposição fica assim muito mais completa.
Um beijo e bom fds
Graça

Savi disse...

Olá Diogo
isto sim!!!! é serviço completo!!! para além de nos presentear com mais um belo exemplar da sua valiosa colecção de pinturas,ainda nos informa da linda história que envolve a construção da ermida e que eu desconhecia.
Beijinhos um óptimo fim de semana na companhia da LINDA familia que tem.
Savi